Clareamento Dental Consultório Dentista Ipiranga


Clareamento Dental

Os tratamentos a laser tornaram-se uma parte importante da mais recente tecnologia médica. No sistema de branqueamento dos dentes a laser, a luz do laser ativa os cristais dentro do gel de branqueamento. Todos os sistemas para clareamento dental a laser em consultório são bons, e a diferença não está no potencial clareador, o que muda é o dessensibilizante utilizado para cada um. Existem ainda clareadores que são autocatalizados que dispensam o uso de luz de ativação e do laser para a sensibilidade. A boca é protegida por uma resina aplicada nos tecidos subjacentes (gengiva), que deixa apenas os dentes à mostra. Em seguida é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, que é um poderoso despigmentante. Durante o tratamento o dentista acompanha e observa as reações causadas no paciente, tanto no que diz respeito à eficácia, como ao grau de sensibilidade. Com algumas precauções é possível realizar o clareamento dental com segurança e minimizar a sensibilidade.

Como é o processo de clareamento dental?

O clareamento dental na verdade é um processo de reação química. Este processo clareia as pigmentações do esmalte. No clareamento dental a laser aplica-se o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio à 35%, sobre a superfície externa do dente e utiliza-se o laser para acelerar o processo de clareamento dental proporcionado pelo peróxido de hidrogênio.

É um procedimento seguro?

Sim. O Clareamento a laser deve ser feito sob a supervisão de um dentista. O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. O tratamento é divido em sessões, de acordo com a situação de cada paciente.

Posso comer de tudo?

Durante o tratamento recomenda-se evitar alimentos escuros ou com corante: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar na dentina, manchando os dentes e atrapalhando o resultado.

Qual é a durabilidade de um clareamento a laser?

A durabilidade depende muito do habito de cada paciente, relacionado à sua higiêne bucal. Se ele fizer a higienização adequada e evitar o consumo constante de doces, chocolates, refrigerantes à base de cola, molhos, café, vinho escuro, o tempo de duração vai de dois a quatro anos. É importante que esses pacientes devem freqüentemente ir ao dentista para limpeza e retoques no clareamento obtendo portanto um resultado mais prolongado.

Obturações claras precisam ser trocadas antes ou depois?

Quando não houver cáries, as trocas são feitas após o clareamento, para que seja escolhida a cor da resina a mais próxima possível com a dos dentes. Na presença de cáries, é necessário o tratamento primeiro, fazer o clareamento e novamente refazer essas obturações em função do ajuste da cor.

O que pode ocorrer com o uso indevido dos agentes clareadores, sem orientação do dentista?

Sensibilidade dentinária devido a retrações gengivais, restaurações mal adaptadas, presença de cárie e áreas dentais desmineralizadas. Irritação gengival devido a moldeira mal adaptada e gel clareador em excesso. Por essas razões o clareamento deve ser feito sob supervisão de um cirurgião-dentista.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim, mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção no clareamento dental. A alimentação do paciente pode influenciar na qualidade do tratamento.

Recomendações para o tratamento

A consulta a um cirurgião-dentista é fundamental para uma correta avaliação da necessidade de realização de tratamentos prévios. De acordo com as características clínicas individuais, o cirurgião-dentista indicará a melhor técnica e a concentração do agente clareador. Seguindo as recomendações de seu dentista você obterá saúde bucal e um sorriso belo e saudável. Quer saber sobre outros tratamentos? clique aqui